Notícias

Milton Campelo representa o setor sucroenergético na 1ª Caravana da Jornada Nacional de Inovação da Indústria

No dia 8 de outubro, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) sediou a 1ª Caravana da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, com correalização da FIEMA. O evento marca o início de uma série de encontros que, até março de 2026, percorrerão todos os estados brasileiros, conectando empresas, representantes do setor público, startups e especialistas engajados na transição ecológica e digital da indústria.

O presidente do Sindicanálcool, Milton Campelo, foi um dos destaques do painel “Desafios e oportunidades da transição ecológica”, moderado pela CNI. Ao lado de Larry Martins, diretor da Bion Engenharia, e Eduardo Filgueira, cofundador e diretor de marketing e comercial da Compensei, Campelo representou o setor sucroenergético, ressaltando o papel estratégico do etanol e dos biocombustíveis na construção de uma economia de baixo carbono.

Em sua fala, Milton destacou a importância de investimentos em usinas de etanol que evoluam para se tornar biorrefinarias, reforçando o potencial do setor em gerar energia limpa, inovação tecnológica e desenvolvimento regional. Ele também chamou atenção para a necessidade de tornar o etanol um produto global, consolidando o Brasil como referência na transição ecológica.

O segundo painel do evento abordou os “Desafios e oportunidades da transformação digital na indústria”, reunindo representantes de empresas como Emserh, Equatorial Energia, Vale, Otiva RH, TCM Engenharia e Clube de SDRs.

A Caravana da Jornada Nacional de Inovação da Indústria é uma iniciativa itinerante que pretende mapear, conectar e amplificar talentos, tecnologias e soluções inovadoras em todo o país. Ao promover encontros estaduais e regionais, o projeto busca fortalecer a escuta ativa de desafios, identificar boas práticas e incentivar a inovação em diferentes regiões do Brasil, com foco especial na transição ecológica e digital do setor industrial.