Notícias

Sindicanálcool Marca Presença no Maranhão de Negócios com Painelista, Debatendo Inovações no Setor Sucroenergético

SÃO LUÍS – No dia 08 de agosto, o Sindicanálcool participou do 2° Fórum Maranhão de Negócios, como patrocinador e palestrante no painel setorial “Energias Renováveis e Hidrogênio Verde”. Na oportunidade, o presidente Milton Campelo ressaltou o papel dos biocombustíveis na transição de uma matriz energética brasileira mais limpa, sustentável e renovável, com exposição da produção atual de etanol nos estados do Maranhão e Pará. Destacou a implantação de planta industrial de etanol de milho em Balsas e a conversão de duas unidades já existentes na base de Associadas ao Sindicanalcool, em “Usina Flex”, passando a produzir etanol de cana e milho, que levará o Maranhão a se tornar um exportador do biocombustível para outros estados a partir de 2025. Além disso, haverá a oferta de DDGS, provenientes do farelo de milho, matéria-prima direcionada a produção de proteína animal bovina, suína, ovina, caprina e criação de pets em geral. Acrescenta-se ainda a produção de óleo de milho.

Campelo destacou ainda que o Maranhão apresenta o menor consumo per capita de etanol do país, tem baixa presença de bombas de etanol na rede de postos combustíveis, sinalizando assim a oportunidade aos investidores de direcionaram seus investimentos para a cadeia bioenergética do estado em avança em sua consolidação econômica.

O Fórum Maranhão de Negócios 2024 foi realizado no Villa Reale Buffet, localizado em São Luís/MA. O evento foi estruturado com o objetivo de incentivar novos negócios no Estado do Maranhão, através de painéis com diversos especialistas e representantes de grandes empresas e principais projetos de investimentos em andamento no Estado do Maranhão, favorecendo o contato entre diversos atores da cena econômica brasileira, agentes públicos, fundos de investimentos e entidades nacionais, criando ambiente favorável a novos negócios.